quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fingerboard. Treinando em casa.




O Finger Board, é um recurso muito utilizado para ganho força e resistência nos dedos e mãos. Os escaladores que buscam melhor desempenho utilizam esse recurso.
Um Finger board ocupa relativamente pouco espaço, bom para aqueles que não querem construir um muro de escalada em casa.
O treino no Finger Board pode ser feito ao final da escalada ou num dia especifico pra isso, numa freqüência de uma a três vezes por semana. A periodização do treinamento é muito importante, por isso o Finger deve entrar na fase de ganho da força ou resistência de forca dos dedos e das mãos. Nunca utilizar esse recurso na fase de treino de base (início dos treinamentos).

O tempo de treinamendo deve durar de 10 min até 30 min. Quando o objetivo está mais no ganho de força, o tempo de descanso deve ser maior entre as séries e as pegas devem ser menores. Quando o objetivo está na resistência de força, o tempo de descanso deve ser menor entre as séries e as pegas um pouco maiores.

Dê preferência para as pegas abertas e abauladas, evitando os regletes. Trabalhar diferentes ângulos de isometria como flexão máxima dos cotovelos, 90 graus e 180 graus dos cotovelos e extensão máxima. O tempo de isometria normalmente varia de 5 seg a 1 5seg.

Você podera variar a dificuldade acrescentando peso (caneleiras...).

Se o treinamento no Finger board é novidade para você, não esqueça dos alongamentos e basta algumas sessões de treino para você entrar no ritmo da coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário