terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

SLACK LINE. JOGANDO COM O EQUILÍBRIO.



Provavelmente de origem circense, a Corda Bamba ou Slack Line surgiram para busca do equilíbrio físico e concentração de quem pratica, mas não se sabe ao certo quando e nem aonde surgiu, o que se sabe, é que hoje essa prática vem sendo aprimorada, e esta conquistando adeptos do mundo inteiro.


Seja no picadeiro de circo, de uma arvore para outra, ou encima de um cânion ou escarpa de pedra a vários metros do chão, os adeptos dessa atividade procuram mesmo é se equilibrar através de muita concentração e persistência, para desenvolverem novos padrões psicomotores, e se divertirem com ganho de autocontrole e autodomínio de si.


Essa atividade teve uma grande repercussão recentemente na década de noventa entre os escaladores que necessitam de equilíbrio e concentração para escalar.


Como os equipamentos usados eram os mesmos, foi fácil adaptá-los para pratica da corda bamba, bastou pegar e amarrar entre as arvores a um metro do chão para andar enquanto descansavam entre uma escalada e outra. Como todo esporte ou pratica se aperfeiçoam, essa também aperfeiçoou, e ao invez de corda os escaladores passaram a esticar uma fita tubular, que recebeu o nome de Slack Line.


A partir de então, alguns escaladores como bons aventureiros passaram a praticar Slack Line entre cânions, e de escarpas para totem de pedras a mais de cem metros do chão, com total seguridade que os equipamentos podiam oferecer, pois sempre estavam bem amarrados através de um cabo vida conectado entre a cadeirinha e a fita tubular.


No Brasil essa pratica também teve uma grande repercussão entre os escaladores que vem aperfeiçoando as técnicas e vencendo desafios como Maurício Martins, que nos conta que quando começou a andar com seus amigos foi mais difícil, pois não tinham quem observar, nem quem o instruir, mas com passar do tempo, e depois de muito treinando indo de um lado para outro, começaram a criar manobras e descobrir que andar na corda não era mais difícil que na fita, e vice-verso, mas a dificuldade estava aonde se treinava menos, pois não depende só da superfície onde se anda, mais também da tenção, de quanto se estica, e do comprimento utilizado.


Depois de muitos treinos a um metro do chão, Maurício Martins com vontade de vencer seus limites, começou a praticar Slack Line a seis metros de altura d’água e sete metros de um lado para outro da cachoeira Poço Azul no entorno de Brasília, e lá, começou a ir a busca de uma concentração mais interada com a natureza, ouvindo os pássaros, a cachoeira e todo o ambiente natural que o rodeava, e quando caia, diz ele, ainda tomava um banho d’água agradável.


Hoje a maior preocupação dos praticantes que gostam de montar a Slack Line nas alturas é com a boa utilização dos equipamentos, pois quando se utiliza equipamentos de segurança, tem que ter domínio sobre os mesmos para que seja só diversão!



Equipamento Básico: Fita tubular ou plana e alguns mosquetões.

4 comentários:

  1. Hola!

    Muito legal o artigo!

    Posso utilizá-lo no altamontanha.com?

    Abrazos!

    Hilton

    ResponderExcluir
  2. oonde posso comprar o equipamento? quero conhecer o esporte. pode me dizer um site de alguma loja no brasil? mande pro meu email dj.loved@hotmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Vi uma reportagem no fantastico sobre o novo esporte, e achei muito interessante, o unico problema, é que não é muito divulgado. Sou estudante de Educação Física, e nunca tinha ouvido fala dessa pratica, como disse a cima deveria ser mais divulgado.
    Na reportagem eles relatam que o esporte surgiu na California.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o artigo.Pratico slackline a algum tempo e adoro.Faço educação física na UFLA(Universidade federal de Lavras)e gosto tanto do esporte que estou fazendo um projeto e vou começar a dar aulas de slack para crianças carentes.Acho que o slackline só tem pontos positivos;ajuda na concentração,equilibrio,percepção,e é um ótimo exercício físico.Norma

    ResponderExcluir